quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cérebro em forma

Cérebro em forma
“Nosso cérebro pode ser comparado a um músculo qualquer, que pode tanto ser preparado para uma pobre rotina sedentária, como também pode ser treinado para completar uma maratona”, compara o neurologista, Dr. Paulo Diniz. Saiba como exercitar seu cérebro para que ele trabalhe da melhor forma possível, e a seu favor.
  • MEXA-SE Segundo pesquisa publicada no ano passado pela revista científica norte-americana PNAS, a atividade física é a maior aliada da memória, pois garante a melhora da oxigenação e do metabolismo da glicose. Caminhadas de 40 minutos, em média, três vezes por semana, já apresentaram resultados positivos no estudo.
  • LEIA Já foi comprovado que a leitura é a atividade que mais potencializa a memória. Ela amplia o vocabulário, estimula a imaginação e a capacidade de concentração.
  • FOQUE A internet não é inimiga da memória, mas precisa ser utilizada com atenção. Abra um arquivo, um site ou um e-mail de cada vez e finalize um para navegar em outro. No “mundo real” também é preciso ter prioridades e foco. Organizar-se com agendas e lembretes pode auxiliar.
  • RACIOCINE Um estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha, concluiu que o bilinguismo ajuda na memória e na atenção, devido ao alto esforço cognitivo, estimulando o cérebro e o “fortalecendo”. Estimule a memória com exercícios de raciocínio – palavras cruzadas, exercícios matemáticos –, mas é tente fazê-lo todos os dias.
  • RELAXE Estudo realizado pela área de Medicina Comportamental, da Universidade da Flórida, concluiu que além da matemática, estímulos mentais sensoriais, como a música, auxiliam o cérebro na perda de memória associada à idade. A explicação é o benefício que estímulos positivos, como pensar e exercitá-lo com prazer, trazem ao organismo.
  • DURMA As oito horas diárias de sono, recomendadas por todos os médicos, é fundamental para manter a capacidade de concentração e atenção em dia.
  • MEDITE Neste ano, a revista Psychiatry Research publicou um estudo que comprova que a meditação aumenta a densidade do hipocampo, região do cérebro responsável pelo aprendizado e memória, e associada ao bem-estar, compaixão e introspecção.
  • CUIDE-SE Segundo a nutricionista, Dra. Sylvana Braga, os carboidratos em excesso lentificam o cérebro e devem ser controlados em crianças e adultos. Assim, evite doces, sorvetes, massas, bolachas, salgadinhos, pizzas e pães. Já as proteínas, têm efeito benéfico: consuma leite, ovos, peixe, carne, queijo, soja e iogurte

Nenhum comentário:

Postar um comentário